Apresentação


Carta à Comunidade do CFH

      

      Tendo em vista as eleições para a Direção do CFH, em 21 de novembro, apresentamos nossos nomes como candidatos a Diretor e Vice-Diretora, com a intenção de participar de um debate fraterno e democrático em torno da melhoria da qualidade de trabalho e estudo em nosso espaço. Ao longo das últimas semanas participamos de um fórum aberto de discussão sobre projetos para nosso Centro, e nos dispomos a levar adiante estas propostas, que têm como eixos principais: a consolidação de práticas democráticas de gestão e de tomada de decisões; a promoção de medidas para a melhoria dos ensinos de graduação e pós-graduação; a implementação de ações para a sustentação de políticas de inclusão; a discussão permanente sobre pesquisa, extensão, qualidade e impactos sociais da produção acadêmica na área de humanas; a agilização e a simplificação de processos administrativos no Centro; a ampliação e a racionalização do espaço físico; o debate e a elaboração de um projeto de criação de um parque universitário envolvendo o bosque do CFH e outras áreas verdes da UFSC; sistematização e aumento da intervenção do Centro em projetos interdisciplinares voltados às demandas da população de Florianópolis e de Santa Catarina; promoção de ações no sentido de revisão da matriz orçamentária da Universidade, para que o CFH alcance um substancial acréscimo de recursos.
      Entendemos que o CFH já tem uma importante trajetória na UFSC, de polo irradiador de ideias e projetos que revigoram a vida universitária e, ao mesmo tempo, de luta pela manutenção de conquistas sociais, como o ensino público, gratuito de qualidade e socialmente referenciado. Estas características deverão ser intensificadas por nossa ação nos órgãos colegiados e todos os fóruns de representação de nossa Universidade, no sentido da afirmação acadêmica e político-institucional do CFH frente à comunidade da UFSC.
--


     Prof. Paulo Pinheiro Machado é professor do Departamento de História desde 1987, tendo sido Chefe entre 1994 e 1996, Tutor do PET-História entre 2002 e 2005 e coordenador do Curso de Graduação em História desde junho de 2011, além de ser pesquisador do CNPq. É graduado em História pela UFRGS (1982), mestre (1996) e doutor (2001) em História pela UNICAMP, com Pós-Doutorado na Universidade Federal Fluminense e na Universitat Autonoma de Barcelona. Atua na área de História do Brasil Império e primeiras décadas da República tendo como foco os estudos sobre o campesinato, terras, colonização e movimentos sociais rurais, como a Guerra do Contestado.

--

     Profa. Sônia Weidner Maluf é professora do Departamento de Antropologia e pesquisadora CNPq. Tem mestrado em Antropologia Social pela UFSC e doutorado em Etnologia e Antropologia Social pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, França. Fez pós-doutorado na Inglaterra e na França. É professora da UFSC desde 1986 e desenvolve atividades de ensino e pesquisa na área de antropologia urbana e do contemporâneo. Foi Chefe do Departamento de Antropologia (2003-2004), Coordenadora da Pós em Antropologia Social (2005-2006 e 2008-2010). É Coordenadora do Núcleo de Antropologia do Contemporâneo (Transes) e Coordenadora Executiva do Instituto de Pesquisa Brasil Plural (INCT/CNPq).

--