sábado, 3 de novembro de 2012

PROGRAMA DE AÇÃO



Dia 21 de novembro, a comunidade do CFH, estudantes, técnicos/as e professores/as elegerão, através do voto direto e universal, a direção do Centro para os próximos quatro anos.
Esta proposta e programa de ação é resultado de um processo de discussão, que se desenvolveu nos últimos meses, entre dezenas de professores/as, técnicos/as e estudantes, preocupados e comprometidos com a ampliação e o desenvolvimento das conquistas que nosso centro vêm obtendo nas últimas gestões. Estas conquistas se caracterizaram por esforços em garantir a democratização nas relações institucionais e acadêmicas no Centro e na presença e afirmação acadêmica e político-institucional do CFH frente à comunidade da UFSC. Nosso Centro já tem uma importante trajetória e uma posição de destaque na UFSC, de polo irradiador de ideias e projetos que revigoram a vida universitária e, ao mesmo tempo, de luta pela manutenção de conquistas sociais, como o ensino público, gratuito de qualidade e socialmente referenciado. Essa trajetória torna-se ainda mais relevante no momento atual, em que vivemos no país e em nossa universidade um processo de expansão, com a criação de novas universidades federais e, no caso da UFSC, de campi e cursos novos, incluindo os cursos de graduação criados no centro recentemente. É fundamental reconhecer a importância dessa expansão e das políticas de inclusão  e democratização do acesso à universidade pública colocadas em ação nos últimos anos. No entanto, esta expansão precisa ser acompanhada com o necessário aumento de investimento de infraestrutura e pessoal docente e técnico-administrativo. Ao mesmo tempo é fundamental que, nesse contexto, o CFH não só continue sendo um espaço de reflexão, diálogo e crítica, como marque sua presença na UFSC como um Centro com uma produção acadêmica de qualidade inequívoca e de formação qualificada de profissionais que irão atuar junto à sociedade brasileira.
Nossa proposta de direção do Centro propõe a consolidação e o aprofundamento das práticas democráticas de participação e de decisão. Assim, apresentamos a seguir nosso programa e eixos prioritários de ação, que serão permanentemente discutidos e detalhados com estudantes, técnicos/as e professores/as durante os quatro anos de gestão.